Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os autores assumem a responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria.
  • Todos os autores deram contribuição intelectual relevante ao trabalho e concordam com a presente submissão.
  • Foram adotadas condutas éticas e íntegras durante a execução da pesquisa e a escrita do texto.
  • Os autores informam no manuscrito, claramente, quaisquer fontes potenciais de conflito de interesse, sejam no âmbito financeiro ou de outra natureza, como propriedade de patentes ou ações, participação em conselhos de administração ou consultivos de empresas, atuação em consultorias, assessorias ou recebimento de honorários de empresas, dentre outros.
  • Os autores conhecem e concordam com a política editorial da revista.
  • O texto segue os padrões de estilo descritos nas Diretrizes para Autores, inclusive nas referências.

Diretrizes para Autores

Recomendamos fortemente que os autores façam um checklist, a fim de garantir que o manuscrito a ser submetido à revista atende rigorosamente a todas as orientações dispostas aqui e no modelo (template) editável disponível para download abaixo. Originais que não estejam em conformidade com essas instruções serão sumariamente rejeitados.

As métricas da revista, como taxas de aceite/rejeição e tempo médio de avaliação, podem ser consultadas na página inicial.

Após submeter um trabalho no sistema eletrônico da revista, recomenda-se que o(a) autor(a) cadastre um comentário na aba “Discussão da pré-avaliação”, apresentando o manuscrito ao editor(a)-chefe da revista. Nesse momento, o(a) autor(a) pode sugerir até cinco potenciais revisores(as) para avaliar o trabalho (nomes completos, instituições e e-mails), bem como listar revisores(as) não preferenciais, com breve justificativa. Ao sugerir potenciais revisores(as), o(a) autor(a) deve evitar conflitos de interesse, como incluir nomes de orientador(a), co-autores(as) e colaboradores(as) frequentes de pesquisa etc. Destacamos que o(a) editor(a) responsável tem autonomia para acatar ou não os nomes sugeridos.

No arquivo do manuscrito, é obrigatório informar o código ORCID (Open Researcher and Contributor ID) de cada autor. Para registrar-se, caso ainda não possua tal código, acesse o site ORCID.

Os manuscritos devem ser escritos em português, inglês ou espanhol, devendo ter qualidade gramatical suficiente para ser aceito. O uso de um serviço especializado de edição de idioma, embora desejável, não é um requisito para submissão e não implica ou garante que o artigo será selecionado para revisão por pares ou aceito para publicação.

Todos os trabalhos devem conter um resumo em português e inglês (abstract), breve e informativo, redigido em até 150 palavras, destacando especialmente o objetivo central, os principais resultados e a conclusão. Devem ser fornecidas até cinco palavras-chave e keywords diferentes das palavras do título do manuscrito. Caso o texto completo do manuscrito esteja em espanhol, também é necessário incluir resumo (resumen) e palavras-chave (palabras clave) nesse idioma.

O texto principal do manuscrito propriamente dito deve ser apresentado em fonte Garamond, tamanho 9 e com espaçamento simples entre os parágrafos. O título das seções (ex.: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão) deverá estar em negrito, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula, fonte Garamond, tamanho 11, espaçamento entre linhas múltiplos 1,25 pts e com espaçamento entre parágrafos antes (16 pts) e depois (12 pts). O nome das seções pode ser alterado, desde que o texto obedeça à sequência lógica na escrita científica. Trabalhos que incluam coleta e tratamento de material vegetal, inclusive algas e fungos, necessariamente devem informar, ao fim da seção de Método ou ao longo dos Resultados, o Material Examinado depositado em herbário.

No texto do manuscrito, os nomes científicos de táxons nos níveis de gênero ou infragenéricos devem estar em itálico, inclusive nas referências. Nomes de gêneros devem aparecer por extenso quando forem mencionados pela primeira vez no texto, no início de parágrafos ou sempre que sua abreviação gerar confusão. A primeira citação de uma espécie animal deve ser seguida da autoria e do ano de publicação, separados por vírgula. Para plantas e fungos, nomes de táxons até o nível de gênero devem vir acompanhados da autoria quando forem citados no texto pela primeira vez, seguindo a abreviação utilizada no catálogo de Autores de Nomes de Plantas (Brummitt RK, Powell CE. Authors of plant names. 2.ed. Kew: Royal Botanic Gardens; 2004.) ou o The International Plant Names Index.

Em notas e tratamentos taxonômicos, os nomes corretos devem estar em negrito no cabeçalho do táxon. Sinônimos, quando indicados, devem estar agrupados e organizados em ordem crescente de data de publicação; os homotípicos no mesmo parágrafo, os heterotípicos em parágrafos distintos. Nos protólogos de plantas e fungos, os periódicos devem estar abreviados conforme o BPH Online, do Hunt Institute for Botanical Documentation, e os livros conforme o TL2 (Stafleu FA, Cowan RS. Taxonomic literature: a selective guide to botanical publications and collections with dates, commentaries and types. 2nd.ed. Utrecht: Bohn, Scheltema & Holkema; 1976-1988.) e suplementos posteriores, porém, sempre com as iniciais dos nomes do título em maiúsculas. Essas abreviações podem ser consultadas no índice de publicações botânicas (Index of Botanical Publications) da Universidade de Harvard.

O Material Examinado deve obedecer ao seguinte exemplo:

BRASIL, Bahia: Porto Seguro, BR-367, câmpus Sosígenes Costa da UFSB, 22/II/2019, J.A.S. Costa, V.C. Santos & J.G. Jardim 2965 (GCPP); BR-367, Km 23, próximo à Agrovila, 1/IV/2019, C.B.N. Costa & J.A.S. Costa 3400 (GCPP, K, SP). Eunápolis, estrada para a Faz. Boa Vida, Km 3, 14°25′ S; 39°01' W, V/2019, O. Silva et al. 234 (CEPEC, K); loc. cit.,  23/VI/2019, T.J. Antunes 12 (HUEFS).

Chaves de identificação, quando houver, devem seguir o seguinte modelo:

1. Caractere um, caractere dois……………………..2
    Caractere não-um, caractere não-dois.……....3
2. Caractere três.…………………………….……………..Paubrasilia sp.1
    Caractere não-três.……………....……………………Paubrasilia sp. 2
3. Caractere quatro.……………………………………….Paubrasilia sp. 3
    Caractere não-quatro...………………………………Paubrasilia sp. 4

O corpo editorial pode efetuar correções gramaticais e de formatação no manuscrito, a fim de ajustá-lo ao padrão editorial e linguístico da revista. No entanto, os autores são responsáveis pela qualidade técnica e textual do manuscrito.Quando o manuscrito estiver escrito em língua inglesa ou espanhola, para garantir a qualidade gramatical do texto, a revista pode requerer uma revisão por serviço especializado do idioma em questão, às custas dos autores.

As provas gráficas finais dos trabalhos são enviadas aos autores para conferência. Nessa fase, apenas erros tipográficos e ortográficos podem ser corrigidos.

Os Agradecimentos, quando houver, devem ser objetivos e mencionar primeiramente pessoas e, em seguida, instituições e similares.

Após os agradecimentos, os autores devem incluir obrigatoriamente os seguintes itens:

Financiamento

É obrigatório informar as fontes de financiamento da pesquisa, incluindo respectivos números de processos de bolsas e auxílios, quando cabível. Caso a pesquisa tenha sido efetuada sem financiamento, incluir a seguinte afirmativa:

Os autores declaram não haver fontes de financiamento a informar.

Contribuições de autoria

Quando o manuscrito apresentar mais de um autor, é obrigatório informar a contribuição de cada autor no estudo, conforme a taxonomia das funções de colaborador (CRediT). Para isso, inserir a seguinte lista de contribuições e informar as iniciais do nome do autor responsável por cada item, conforme modelo:

Conceitualização: JSN, GVM. Curadoria de dados: GVM. Análise formal: JSN, GVM. Aquisição de financiamento: JSN, GVM. Investigação: JSN. Metodologia: JSN, GVM. Administração do projeto: JSN, GVM. Recursos: GVM. Programas: JSN. Supervisão: JSN. Validação: GVM. Visualização: GVM. Redação - rascunho original: JSN. Redação - revisão e edição: JSN, GVM.

Conflito de interesse

É obrigatório listar os conflitos de interesse existentes. Caso não haja conflitos de interesse diretos ou indiretos a declarar, incluir a seguinte afirmativa:

Os autores declaram não haver conflitos de interesse a informar.

Disponibilidade dos dados

É obrigatório informar como os dados da pesquisa podem ser acessados na íntegra, a partir de apenas uma das seguintes afirmações:

(i) Os dados integrais analisados durante o estudo atual podem ser fornecidos mediante solicitação justificada ao(à) autor(a) para correspondência.

(ii) Os dados integrais analisados durante o estudo atual podem ser acessados em XXXX (por favor, informe aqui o repositório digital onde os dados estão disponíveis).

(iii) Os dados integrais analisados durante o estudo atual estão apresentados no corpo do manuscrito.

Conformidade ética

Caso a pesquisa tenha incluído seres humanos, outros animais e/ou acesso a patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, os autores devem declarar que seguiram todas as recomendações éticas e legais cabíveis, incluindo obtenção de consentimento prévio informado de participantes, por exemplo. O corpo editorial poderá requerer comprovação das informações declaradas neste subitem. Caso o trabalho não se enquadre neste item, informar:

Não se aplica.

A seção Referências deve listar em página independente após as Declarações, em ordem alfabética, todos os trabalhos mencionados ao longo do texto, inclusive em figuras e tabelas. Quando houver mais de uma publicação do mesmo autor, deve-se adotar a ordem cronológica, dando prioridade aos trabalhos com autoria única, seguidos por aqueles com 2 autores e assim sucessivamente. Nomes de periódicos podem ser grafados por extenso ou abreviados, desde que padronizados em toda a lista de referências.

 As citações ao longo do texto e na lista de referências seguem o estilo Vancouver, com citações autor-data.

No texto, devem constar como: Ruzin (1999) ou Shivanna e Rangaswamy (1992).

Se entre parêntesis, citar como: (Ruzin, 1999) ou (Shivanna; Rangaswamy, 1992).

Para referências com mais de 2 autores no texto, sempre mencionar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão “et al.” (sem itálico), como em: Silva et al. (2016) ou (Silva et al., 2016).

Em caso de citações diretas, usar vírgula após o ano e indicar a página correspondente, como em: “... small desiccators or sealed containers are suitable” (Shivanna; Rangaswamy, 1992, p.92)”.

Dois ou mais trabalhos citados conjuntamente devem obedecer à ordem cronológica de publicação, como em: “Santos (1999), Aires e Freire (2015), Macedo (2021)” ou (Santos, 1999; Aires; Freire, 2015; Macedo, 2021).

Na lista de Referências, deve-se adotar o estilo Vancouver mais atualizado. Em caso de dúvidas, consultar, por exemplo: https://guides.library.uq.edu.au/referencing/vancouver-version-for-printing#s-lg-box-21184356 (acesso em 10 fev. 2021). Para referências com mais de seis autores, podem ser citados apenas os três ou seis primeiros nomes, seguidos por et al., ou podem ser citados todos.

O identificador DOI (Digital Object Identifier) deve ser incluído sempre que disponível, ao fim da referência. Deve-se atentar especialmente à pontuação adotada pelo estilo da revista, conforme os seguintes exemplos:

ARTIGOS

Espírito-Santo FS, Santos APB, Rapini A. Three new species of Marsdenia (Apocynaceae) from Brazil. Acta Botanica Brasilica 2018;32(2):247-253. doi:10.1590/0102-33062017abb0357

Ferreira FL, Dall’Antonia CB, Shiga EA, Alvim LJ, Pessoni RAB. Sugarcane bagasse as a source of carbon for enzyme production by filamentous fungi. Hoehnea 2018;45(1):134-142. doi:10.1590/2236-8906-40/2017

Xavier FAMS, Moraes JGL, Silva MLS et al. Comportamento de genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp., Fabaceae) sob infestação de Empoasca sp. (Hemiptera: Cicadellidae) e Liriomyza sp. (Diptera: Agromyzidae) em Redenção, Ceará, Brasil. Paubrasilia 2020;3(2):18–23. doi:10.33447/paubrasilia.v3i1.21

LIVROS

Juniper BE, Jeffree CE. Plant surfaces. London: Edward Arnold; 1983.

Stearn WT. Botanical latin. Portland, OR: Timber Press; 2004.

CAPÍTULOS DE LIVRO

Mori SA.  Tips for tropical biologists. In: Mori SA, Berkov A, Gracie CA, Hecklau EF, editors. Tropical plant collecting. Florianópolis, SC: TECC; 2011. p. 77-130.

Schopf JM. Precambrian microfossils. In: Tschudy RH, Scott RA, editors. Aspects of palynology. New York, NY: Wiley-Interscience; 1969. p. 145-61.

DISSERTAÇÕES E TESES

Araújo MGP. Morfo-anatomia e desenvolvimento dos frutos e sementes de três espécies da subfamília Arecoideae (Arecaceae) [tese]. Manaus, AM: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; 2005.

Jesus MC. Origem botânica dos méis claros produzidos no estado do Piauí, Brasil: um estudo polínico [dissertação]. Feira de Santana, BA: Universidade Estadual de Feira de Santana; 2014.

WEBSITES

Flora do Brasil 2020 em construção [Internet]. Rio de Janeiro: JBRJ [citado em 17 abr 2018]. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/

Brasil. Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981 – Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. [Internet]. Brasília [publicado em 2 set 1981 (citado em 20 jul 2019)]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm

As Tabelas, Figuras e respectivas legendas devem ser inseridas no corpo do manuscrito. Quando necessário, mencionar a fonte (Fonte:) junto à legenda. O sistema aceita arquivos com até 5 MB, que podem ser compactados.

Todas as tabelas e figuras devem ser mencionadas no texto de forma indireta, entre parêntesis (Tabela 1, Figura 1), evitando-se construções como “A Tabela 1 mostra…” ou “... como visto na Figura 1”. Não se deve usar contrações ou abreviaturas como tabs, fig. etc.

Para manter a qualidade visual, gráficos, tabelas e figuras também devem ser enviados via sistema, como arquivo suplementar, em um único arquivo compactado (.zip), em seu formato original, com até 5 MB. Nomear cada arquivo como "Fig", "Graf" ou "Tab" e o número correspondente (exemplos: Fig1.tiff, Graf1.xls). Os formatos de extensão aceitáveis pela revista para figuras são .TIFF, .JPG e .PNG. Caso o programa originário de gráficos e tabelas permita o uso de abas, estas podem ser utilizadas. As figuras deverão ter uma resolução mínima de 300 dpi.

Figuras: devem ser inseridas no manuscrito em ordem numérica consecutiva. As partes da figura devem ser indicadas por letras minúsculas (a, b, c etc.). Se existir um apêndice e este contiver uma ou mais figuras, continuar a numeração consecutiva do texto principal. Deve-se evitar palavras dentro das figuras; recomenda-se utilizar símbolos ou abreviações, que devem ser explicados na legenda. Não deve ser usada linha de contorno na imagem. Caso haja pranchas contendo diversas figuras, os números identificadores das mesmas devem ser postos na extremidade inferior esquerda de cada figura. Inclua escalas nas fotomicrografias sempre que possível, no canto inferior direito. Evitar o uso de rodapés nas figuras. Exemplo de figura no texto:

Gráficos: devem ser inseridos no manuscrito como Figuras. Devem ser sempre citados no texto em ordem numérica consecutiva. As partes do gráfico devem ser indicadas por letras minúsculas (a, b, c etc.). Se existir um apêndice e este contiver um ou mais gráficos, continue a numeração consecutiva do texto principal. Sugere-se utilizar tons de cinza (preto e branco) para construir os gráficos e adotar linhas com pelo menos 0,1 mm (0,3 pt) de largura. Evite efeitos como sombreamento, fundo com cor, letras de contorno etc., bem como uso de rodapés. Evitar letras e palavras internas, preferindo-se símbolos, os quais devem ser explicados na legenda.

Tabelas: não podem ser adicionadas no texto em forma de figura. As legendas das tabelas deverão aparecer na parte superior das mesmas e antecedidos da palavra tabela e respectivo número de ordem. Evitar o uso de rodapés. Abreviações devem ser explicadas na legenda. Exemplo de tabela:


 

Artigos

Seção principal da revista, destinada a artigos científicos originais e inéditos.

Seção Especial: Floras Locais

Seção temática especial qeu visa reunir artigos qualificados que contribuam para o conhecimento da flora do Brasil, especialmente em nível local. São bem-vindos trabalhos que descrevem floras e flórulas de áreas restritas e pouco estudadas, monografias, adições e registros de novas ocorrências e estudos similares.

                   [+] Submissões abertas até 31/08/2023     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

Notas

Seção destinada exclusivamente à publicação de notas, inclusive taxonômicas, originais e inéditas.

Revisões de literatura

Seção destinada a artigos críticos de revisão de literatura, especialmente revisões sistemáticas, metanálise, estado da arte, trabalhos cientométricos e similares, originais e inéditos.

Relatos

Seção voltada a relatos originais e inéditos sobre experiências de pesquisa, ensino e extensão, bem como proposição de objetos e outros recursos didáticos ou de divulgação científica em botânica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.