Foco e escopo

Paubrasilia (ISSN 2595-6752) é um periódico eletrônico semestral que publica trabalhos científicos originais em botânica, abrangendo manuscritos inéditos claramente vinculados a essa área, decorrentes de estudos e pesquisas sobre: coleções, conservação e divulgação científica; etnobotânica e botânica econômica; ensino de botânica e educação ambiental; biogeografia e sistemática; biologia reprodutiva e ecologia; botânica estrutural, palinologia e paleobotânica; e fisiologia e biotecnologia.

Políticas de seção

Artigos - Seção principal da revista, destinada a artigos originais e inéditos.

[+] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

Revisões de literatura - Seção destinada a artigos críticos de revisão de literatura (especialmente revisões sistemáticas e metanálise), estado da arte, trabalhos cientométricos e similares, originais e inéditos.

[+] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

Notas - Seção destinada exclusivamente à publicação de notas taxonômicas originais e inéditas.

[+] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

Relatos de experiência - Seção voltada a comunicações originais e inéditas de experiências de pesquisa que incluam atividades de intervenção/extensão, criação e inovação úteis à comunidade científica.

[+] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

Editorial - Seção composta por textos elaborados a convite da equipe editorial da revista.

[-] Submissões abertas     [+] Indexado     [-] Avaliado pelos pares

Processo editorial

Cada manuscrito será direcionado aos cuidados de um/a dos/as editores/as da revista, quem irá realizar a primeira inspeção do trabalho, a fim de certificar-se que o mesmo enquadra-se no escopo do periódico. O processo de avaliação por pares obedece a um sistema de anonimato cego (single blind review). Na carta de apresentação do manuscrito ao/à editor/a-chefe da revista, autores/as podem sugerir até cinco potenciais revisores/as (nomes completos, instituições e e-mails) para avaliar o trabalho. Com base nos pareceres obtidos, o/a editor/a responsável decidirá sobre a adequação do manuscrito para publicação, sugerindo ajustes e indicando correções necessárias para que o trabalho possa ser aceito.

Política de acesso livre

Paubrasilia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Patrocínio da revista

O periódico é editado pelo Jardim Botânico FLORAS, da Universidade Federal do Sul da Bahia. Não cobramos qualquer tipo de taxa dos/as autores/as pela submissão ou publicação de manuscritos.

Arquivamento

Paubrasilia utiliza o sistema LOCKSS (Lots Of Copies Keep Stuff Safe) para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Indexação

Paubrasilia está indexada em diretórios, bases de dados e buscadores acadêmicos como Google Scholar, Diadorim, Sumarios.org, e-journals.org, dentre outros.

Sobre o sistema de publicação

Paubrasilia usa o Open Journal Systems (OJS 3.1.1), sistema de código livre gratuito para administrar e publicar revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.