Sobre a Revista

Foco e escopo

A revista Paubrasilia (eISSN 2595-6752) é uma revista científica oficial do Jardim Botânico FLORAS e aceita trabalhos científicos originais em todas as áreas da botânica, bem como em áreas correlatas, desde que evidenciem os aspectos botânicos. Exemplos de áreas temáticas que se enquadram no escopo da revista são: acervos e coleções botânicas, biogeografia vegetal, biologia reprodutiva de plantas, biotecnologia vegetal, botânica econômica, botânica estrutural, conservação vegetal, divulgação científica em botânica, ecologia vegetal, educação ambiental voltada à botânica, ensino de botânica, etnobotânica, ficologia, fisiologia vegetal, jardins botânicos, micologia, palinologia, paleobotânica e sistemática vegetal. Adicionalmente, o corpo editorial pode aceitar notas, registros de ocorrência, checklists, revisões bibliográficas e relatos afins ao escopo do periódico.

Periodicidade

O periódico é editado pelo Jardim Botânico FLORAS da Universidade Federal do Sul da Bahia e adota, desde 2021, o sistema de publicação contínua de artigos (Continuous Article Publishing - CAP). Isso dá maior celeridade ao processo de publicação, uma vez que novos artigos aceitos são adicionados continuamente a cada volume anual, após a revisão por pares.

Políticas de seção

1) Artigos

Seção principal da revista, destinada a artigos científicos originais e inéditos.

                    [+] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

2) Revisões de literatura

Seção destinada a artigos críticos de revisão de literatura, especialmente revisões sistemáticas, metanálise, estado da arte, trabalhos cientométricos e similares, originais e inéditos.

                   [+] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

3) Notas

Seção destinada exclusivamente à publicação de notas, inclusive taxonômicas, originais e inéditas.

                   [+] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

4) Relatos

Seção voltada a relatos originais e inéditos sobre experiências de pesquisa, ensino e extensão, bem como proposição de objetos e outros recursos didáticos ou de divulgação científica em botânica.

                   [+] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

5) Editorial

Seção composta por textos elaborados a convite da equipe editorial da revista

                   [-] Submissões abertas     [+] Indexado     [-] Avaliado pelos pares

6) Dossiê

Seção temática que pode aceitar artigos, revisões, notas, relatos de experiência e outros gêneros textuais, conforme cada chamada específica publicada pela equipe editorial do periódico.

                   [-] Submissões abertas     [+] Indexado     [+] Avaliado pelos pares

Processo editorial

Cada manuscrito submetido à revista é direcionado a um(a) editor(a) que decide se o trabalho enquadra-se no escopo do periódico. Em caso positivo, este é encaminhado a pelo menos dois especialistas reconhecidos na área, a fim de que emitam parecer. Se o manuscrito destoa do foco da revista ou desconsidera as normas de submissão, é rejeitado antes da revisão por pares.

O processo de avaliação por pares obedece a um sistema de anonimato cego (single blind review). Com base nos pareceres obtidos, o(a) editor(a) responsável decide se o manuscrito deve ser aceito para publicação ou rejeitado, bem como pode solicitar correções.

Compromisso ético

A revista Paubrasilia não admite qualquer má conduta científica nos trabalhos a ela submetidos. Casos de plágio, fabricação ou falsificação de dados, bem como quaisquer outros meios fraudulentos levarão sumariamente à rejeição dos originais submetidos para apreciação. O periódico usa softwares para rastrear plágio.

A revista subscreve recomendações internacionais para garantir a ética e a integridade na pesquisa científica e no processo editorial, como os princípios propostos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para temas como autoria, conflito de interesses, má conduta, propriedade intelectual e revisão por pares.

Autores são responsáveis por atender e comprovar, quando necessário, eventuais obrigações ou recomendações legais e similares implicadas na execução da pesquisa, a exemplo de investigações com seres humanos e outros animais, acesso a patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, direitos autorais etc.

Conforme a seção de Diretrizes para autores, ao submeter um manuscrito para publicação, autores devem declarar informações sobre financiamento, contribuições de autoria, conflito de interesses, disponibilidade dos dados e conformidade ética.

Política de acesso livre

Paubrasilia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, como forma de democratizar gratuitamente o conhecimento científico mundial à sociedade.

Taxas

Não cobramos qualquer taxa para submeter ou publicar manuscritos na revista.

Arquivamento

Paubrasilia utiliza o sistema LOCKSS (Lots Of Copies Keep Stuff Safe) para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Indexação

Paubrasilia está listada em diretórios, indexadores, bases de dados e buscadores acadêmicos como DOAJ, Latindex - Catálogo 2.0, Oasisbr, Sumarios.org, dentre outros.

Sobre o sistema de publicação

Paubrasilia usa o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para administrar e publicar revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.