Identificação dos estádios reprodutivos da Jatropha mollissima (Pohl) Baill. para adaptação e codificação de acordo com a escala BBCH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2023.0114

Palavras-chave:

Pinhão-bravo, Caatinga, Oleaginosa, Fenologia, Floração

Resumo

A espécie Jatropha mollissima (Pohl) Baill. possui ação antioxidante, antibacteriana e antiproliferativa, o que demonstra potencialidade para seu uso. Porém, a espécie requer estudos que caraterizem-na quanto à fenologia, em especial a floração e maturação dos frutos, o que facilitaria compreender seu desenvolvimento e otimizaria seu sistema de produção e sua utilização. Considerando que a escala Biologische Bundesanstalt, Bundessortenamt e Chemische Industrie (BBCH) que padroniza a descrição dos estádios fenológicos das plantas, até o momento não foi aplicada à J. mollissima, este artigo tem por objetivo descrever os códigos da escala BBCH de forma a adaptá-la da melhor maneira possível às particularidades da referida espécie. Foram descritos os eventos fenológicos da espécie em quatro estágios principais de acordo com a escala geral, 5 (Relacionado à emergência da inflorescência); 6 (Floração); 7 (Desenvolvimento do fruto) e 8 (Maturação de frutos). A partir disso, foram descritos 14 subestádios: 51 (Inflorescência visíveis), 55 (Botões florais visíveis), 56 (Sépalas cobrem metade da corola), 59 (Primeiras pétalas de flores visíveis), 60 (Primeiras flores abertas), 65 (Pétalas e anteras começam a cair), 71 (Conjunto de frutos visíveis), 72 (Fruto atingiu 20% do seu tamanho), 73 (Fruto atingiu 50% do seu tamanho), 79 (Fruto atingiu o seu tamanho final), 81 (Início da maturação), 85 (Amadurecimento avançado e início do desprendimento do epicarpo), 87 (Amadurecimento avançado e epicarpo quase desprendido), e 89 (Fruto maduro). Obteve-se com essa escala ampliada ferramenta capaz de auxiliar no desenvolvimento de modelos fenológicos para entendimento, domesticação e melhoramento dessa oleaginosa.

Downloads

Publicado

20.10.2023

Como Citar

RABBANI, Allívia Rouse Carregosa; FERREIRA ABRAÃO, Cinara; CARDOSO COSTA, Kevyn; REGO DE SOUZA, Cyntia; VIEIRA MARQUES, Gleidson; DA SILVA SANTOS, Florisvalda. Identificação dos estádios reprodutivos da Jatropha mollissima (Pohl) Baill. para adaptação e codificação de acordo com a escala BBCH. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 6, p. e114, 2023. DOI: 10.33447/paubrasilia.2023.0114. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/114. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos