Divulgação científica nas escolas: a importância da polinização das flores na agricultura
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2022.e0084Palavras-chave:
Atributos florais, Ensino de botânica, Espécies agrícolas, Intervenções didáticas, Popularização da ciênciaResumo
A botânica é uma área da biologia que possui uma grande importância científica, econômica e cultural, com influência na qualidade de vida e na sobrevivência humana, mas cujo ensino é considerado difícil. Diante disso, é necessário buscar estratégias de ensino, como a divulgação científica que pode funcionar como uma ferramenta de ensino. Para aproximar estudantes do 2° ano do ensino médio de três unidades escolares estaduais de São Raimundo Nonato Piauí ao tema de botânica e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, esse trabalho utilizou uma pequena pesquisa sobre polinização de espécies agrícolas cultivadas na microrregião. A atividade pedagógica se deu por meio de palestras, modelos didáticos e jogo. Ao comparar a média dos alunos antes e depois das intervenções didáticas, os resultados mostram que as atividades em divulgação científica podem auxiliar na construção do conhecimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e possibilita uma maior fixação dos conteúdos de botânica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aurea Andrea Tavares Rodrigues , Marcos Vinicius Meiado, Sheila Milena Neves de Araújo Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.