A botânica tão perto e tão longe

o planejamento em um curso de Ciências Biológicas a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v1i1.4

Palavras-chave:

educação a distânica, ensino de botânica, plano de ensino

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar, comparativamente, os planos de ensino ‒ incluindo conteúdos, atividades e materiais didáticos ‒ das disciplinas da área de botânica ministradas em um curso de Ciências Biológicas à distância. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo e de intervenção exploratório, com análise de 12 planos de ensino das disciplinas ‘Morfologia e Taxonomia de Criptógamas’, ‘Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas’ e ‘Fisiologia Vegetal’, no período de 2009 a 2014. Foi possível verificar que as disciplinas em questão foram continuamente atualizadas ao longo da série de turmas ingressantes analisadas, com inúmeros conteúdos e atividades diversificadas. O uso de diversas estratégias de ensino presentes nos planos de ensino das disciplinas de botânica do curso denota a preocupação dos docentes formadores no que se refere à diversificação de ferramentas para o processo de aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de múltiplas competências nos alunos.

Downloads

Publicado

14.09.2018

Como Citar

RIBEIRO, Rayane de Tasso Moreira; MENDES, Roselita Maria de Souza; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; PAIXÃO, Germana Costa. A botânica tão perto e tão longe: o planejamento em um curso de Ciências Biológicas a distância. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 1, n. 1, p. 7–11, 2018. DOI: 10.33447/paubrasilia.v1i1.4. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/4. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos