Coleções didáticas para o ensino de botânica no Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2024.e0142Palavras-chave:
ensino de botânica, herbário didático, jardim didático, modelos didáticos, recursos didáticosResumo
Recursos didáticos são ferramentas auxiliares na prática docente, estimulando a aprendizagem e promovendo a superação de fenômenos como a impercepção botânica. O objetivo deste trabalho foi relatar a implementação de quatro tipos de coleções em um campus do IFS: herbário, jardim didático, lâminas de histologia vegetal e modelos didáticos. Para isso, foram realizadas pesquisas em literatura especializada; seleção de plantas para o jardim didático e para as lâminas de histologia; e seleção de estruturas vegetais para os modelos didáticos. Para a confecção do herbário, foram realizadas coletas de plantas e montagem de exsicatas em parceria com outra instituição federal. O herbário possui 56 exsicatas; o jardim didático, 26 espécimes da flora regional; a coleção de lâminas conta com 50 peças; e a coleção de modelos, seis estruturas vegetais. Espera-se que a utilização destas coleções contribua para uma aprendizagem condizente com a formação de cidadãos conscientes do seu papel junto à natureza.
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Copyright (c) 2024 Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão, Camilla Silen de Almeida Dantas, Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira, Irane Gonçalves da Silva
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