Uma coleção herborizada PANC como recurso didático para o ensino de biologia

Autores

  • Alaine Santana de Farias Universidade Federal de Sergipe
  • Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v3i2.39

Palavras-chave:

botânica, ciências, coleção biológica, herbários, plantas alimentícias não convencionais

Resumo

No ensino de biologia ainda persistem a memorização excessiva de conceitos e teorias, além da descontextualização. As coleções biológicas, quando relacionadas às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), podem ser uma excelente forma de conectar o conteúdo botânico com plantas presentes no dia a dia dos alunos. Assim, este trabalho teve como objetivo relatar a elaboração de uma coleção didática herborizada de PANC para ser utilizada por professores em aulas de biologia, visando a contribuir para uma aprendizagem mais atrativa e significativa. Foram pesquisadas informações sobre as PANC e selecionadas espécies presentes no estado de Sergipe que poderiam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Em meio à baixa motivação presente na educação atual, é necessário buscar alternativas para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, formar cidadãos cientes do mundo que está a sua volta.

Biografia do Autor

Alaine Santana de Farias, Universidade Federal de Sergipe

 

 

Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

 

 

Downloads

Publicado

07.12.2020

Como Citar

FARIAS, Alaine Santana de; OLIVEIRA, Marla Ibrahim Uehbe de. Uma coleção herborizada PANC como recurso didático para o ensino de biologia. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 3, n. 2, p. 62–67, 2020. DOI: 10.33447/paubrasilia.v3i2.39. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/39. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)