Herbário didático do Colégio Estadual Murilo Braga

estratégia para o ensino de botânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2022.e0098

Palavras-chave:

coleção botânica, exsicata, educação básica, recurso didático, flora nativa

Resumo

Diante das dificuldades no ensino de botânica e da necessidade de conhecer a flora brasileira, foi criado o herbário didático do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), situado no município de Itabaiana/SE, Brasil. Este estudo teve como objetivos ampliar o acervo do herbário didático do CEMB, aprimorar o conhecimento sobre as espécies vegetais que compõem a flora local, familiarizar os estudantes com a dinâmica de um herbário científico e despertar o interesse dos discentes pela botânica. Para isso, foram realizadas coletas de material botânico, secagem, identificação das espécies, montagem e organização de exsicatas no laboratório de química e biologia do CEMB. Essa pesquisa contribuiu com a incorporação de 140 espécies, sendo que a maioria é nativa do Brasil e de hábito herbáceo. A produção de exsicatas pelos estudantes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualização do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos botânicos.

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Publicado

25.08.2022

Como Citar

MACHADO, Wedna de Jesus; SILVA, Ana Cecília da Cruz. Herbário didático do Colégio Estadual Murilo Braga: estratégia para o ensino de botânica. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 5, p. e98, 2022. DOI: 10.33447/paubrasilia.2022.e0098. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/98. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos