Aplicação de metodologias científicas e interdisciplinares nas aulas de botânica no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2021.e0045Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Ensino de ciências, Educação não-formalResumo
No que tange ao ensino de botânica, vários discursos vêm sendo pontuados, caracterizando-o como teórico e descontextualizado. Em contrapartida, os assuntos em educação ambiental recebem grande ênfase no ambiente escolar e em espaços não-formais de educação, como por exemplo, os parques ecológicos. Tendo como estratégia metodológica a pesquisa-ação, objetivou-se refletir com os estudantes a importância da preservação das plantas para o equilíbrio ambiental, através da interdisciplinaridade entre botânica e educação ambiental. Como resultado, as atividades realizadas estimularam cada um deles na tomada de decisões e a pensarem estratégias para o desenvolvimento sustentável. E, nesse contexto, a adoção de uma postura ativa e responsável torna-se fundamental numa sociedade em que medidas mitigatórias ainda não são colocadas em prática.
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Copyright (c) 2021 William Grilo Farias, Cláudia Elena Carneiro
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