palinoFLORAS

uma palinoteca vinculada a um jardim botânico no sul da Bahia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v1i1.2

Palavras-chave:

coleção biológica, coleção botânica, ensino de botânica, ensino de palinologia, laminoteca, palinologia, pólen

Resumo

Descrevemos a criação da Palinoteca da Floresta Atlântica Sul-Baiana (palinoFLORAS), uma coleção botânica associada ao Jardim Botânico FLORAS. Atualmente, a palinoFLORAS conta com três laminários em construção, sendo 54 registros da coleção de referência, 52 da coleção aplicada e 28 da coleção didática. A nova palinoteca tem subsidiado atividades de pesquisa e ensino de palinologia, garantindo a formação de recursos humanos nessa área. Esperamos que tal inciativa suscite a implantação de mais palinotecas no Brasil e, por consequência, promova mais estudos voltados à nossa ainda pouco conhecida palinodiversidade.

Biografia do Autor

Jaílson Santos de Novais, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, curador da Palinoteca da Floresta Atlântica Sul-Baiana (palinoFLORAS) e editor-chefe de Paubrasilia.

Victor Leon Rocha Araújo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel interdisciplinar em Ciências, graduando do Bacharelado em Engenharia Florestal do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais da UFSB.

Agna Souza Silveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel interdisciplinar em Ciências, graduanda do Bacharelado em Ciências Biológicas do Centro de Formação em Ciências Ambientais da UFSB.

Michele da Silva Ferreira Bandeira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (UFSB/IFBA).

Downloads

Publicado

14.09.2018

Como Citar

NOVAIS, Jaílson Santos de; ARAÚJO, Victor Leon Rocha; SILVEIRA, Agna Souza; BANDEIRA, Michele da Silva Ferreira. palinoFLORAS: uma palinoteca vinculada a um jardim botânico no sul da Bahia, Brasil. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 1, n. 1, p. 20–24, 2018. DOI: 10.33447/paubrasilia.v1i1.2. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/2. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos