Flora polínica de espécies herbáceas de Fabales e Poales das restingas da Praia de Massarandupió, Litoral Norte da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2023.e0117

Palavras-chave:

Fabaceae, Polygalaceae, Cyperaceae, Poaceae

Resumo

O trabalho objetivou descrever a morfologia polínica de espécies herbáceas de Fabales e Poales presentes na praia de Massarandupió. Para isto, grãos de pólen de 12 espécies pertencentes às ordens supracitadas foram acetolisados, mensurados, descritos sob microscopia óptica e fotomicrografados. Os grãos de pólen variaram de médios a grandes. Em Fabales, se apresentaram como isopolares, subprolatos a prolatos, âmbito subcircular e 3-colporados com exina microrreticulada ou psilada, em Fabaceae, e âmbito circular, (8)-9-zonocolporados e endocingulados, em Polygalaceae. Em Poales, se apresentaram como heteropolares e isopolares, com exina granulada, rugulada, finamente rugulada e psilada. Em Cyperaceae, subprolatos, com contorno piriforme em vista equatorial, heteroaperturados, 1-ana-ulcerado e inaperturados. Em Poaceae são esféricos, prolato-esferoidais e circulares; monoporados e anulados. Os resultados obtidos corroboram os dados presentes na literatura para os táxons estudados e têm elevado potencial de aplicação em outras subáreas da Palinologia.

Biografia do Autor

Francisco Hilder Magalhães e Silva, Universidade do Estado da Bahia

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestre (2002) e doutor (2007) em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós-Doutor pela Universidade de Montpellier (França). Atualmente é professor Titular em regime de Dedicação Exclusiva da Universidade do Estado da Bahia, onde atua na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Palinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Floras polínicas, Arqueopalinologia, Aeropalinologia, Melissopalinologia, Palinologia Forense.

Marileide Dias Saba, Universidade do Estado da Bahia

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1991), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente atua como Professora Titular no Campus VII, em Senhor do Bonfim, no curso de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg). Atuou como coordenadora do PPGBVeg durante o período de 2018 a 2022. Desenvolve pesquisas na área de Botânica, com ênfase na área de Palinologia, utilizando a morfologia polínica para o estudo das relações taxonômicas e filogenéticas da flora brasileira, além de estudos relacionados a caracterização palinológica de produtos apícolas. Atualmente coordena os Projetos: ?Pesquisas Palinológicas de espécies vegetais do Semiárido: Palinoflora, Palinotaxonomia e Melissopalinologia? e ?Caracterização palinológica da flora e produtos apícolas do Território Piemonte Norte do Itapicuru?. Tem assim a Palinologia como principal linha de pesquisa, com atuação nos seguintes temas: Palinotaxonomia, Palinoflora e Melissopalinologia.

Valdira de Jesus Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1997). Mestre em Botânica (2000) e Doutor em Botânica (2012) pela UFRPE. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia e ministrando as disciplinas Sistemática Vegetal, Biologia de Protoctistas, Anatomia e Organografia Vegetal e Fisiologia Vegetal. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Sistemática Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fitossociologia e florística de restingas e caatinga

Downloads

Publicado

24.10.2023

Como Citar

DUARTE, Neuber Santos; SILVA, Francisco Hilder Magalhães e; SABA, Marileide Dias; SANTOS, Valdira de Jesus. Flora polínica de espécies herbáceas de Fabales e Poales das restingas da Praia de Massarandupió, Litoral Norte da Bahia. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 6, p. e117, 2023. DOI: 10.33447/paubrasilia.2023.e0117. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/117. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)