Anatomia dos órgãos aéreos de Phoradendron strongyloclados Eichler (Viscaceae)
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2023.0111Palavras-chave:
erva-de-passarinho, estrutura, hemiparasita, histologia, SantalalesResumo
Phoradendron strongyloclados Eichler é uma hemiparasita vulgarmente conhecida como erva-de-passarinho. Representantes do gênero Phoradendron são utilizados na medicina popular, porém pouco se sabe sobre P. strongyloclados, inclusive sobre a sua estrutura anatômica. O presente trabalho objetivou descrever a anatomia dos órgãos vegetativos aéreos de P. strongyloclados. Para tal fim foi utilizada metodologia usual em anatomia vegetal. As folhas possuem cutícula espessa, epiderme uniestratificada, estômatos paracíticos e mesofilo isobilateral. O catafilo é bilobado, com mesofilo homogêneo e vascularização. O caule possui secção transversal elíptica em estrutura primária. Em estrutura secundária, mantém os tecidos fotossintetizantes e a epiderme. A medula é esclerificada. O lenho é desenvolvido, rígido, fibroso, com elementos de vaso curtos e placa de perfuração simples. Os raios são heterocelulares e suas células podem conter cristais prismáticos. O arranjo compacto das células parenquimáticas, cutícula espessa, alta lignificação e a baixa relação superfície/volume; folhas pequenas, carnudas e espaçadas caracterizam xeromorfia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milena Gama Oliveira, Claudenir Simões Caires, Carlos André Espolador Leitão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.