Melastomataceae do Parque Estadual do Utinga, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2024.e0157Palavras-chave:
flora amazônica, levantamento florístico, Miconia, Myrtales, taxonomiaResumo
Apresentamos aqui o tratamento taxonômico das espécies de Melastomataceae do Parque Estadual do Utinga, Pará. Foram registradas 27 espécies distribuídas em 13 gêneros, com cinco novos registros para o parque: Leandra micropetala, Miconia affinis, M. argyrophylla, M. punctata e Pterolepis glomerata; a última é também um novo registro para o estado do Pará. O gênero com maior número de espécies na área de estudo é Miconia, com 9 espécies, seguido por Clidemia (quatro espécies), Aciotis (três espécies) e Tococa (duas espécies). Os demais gêneros são representados por apenas uma espécie cada um (Adelobotrys, Bellucia, Henriettea, Leandra, Maieta, Mouriri, Nepsera, Pterolepis e Tibouchina). Chaves de identificação, descrições morfológicas, informação sobre fenologia, habitat, distribuição geográfica e taxonomia, bem como ilustrações das espécies também são apresentados. A família Melastomataceae é uma das maiores famílias de plantas em termos de riqueza de espécies na área de Belém, portanto, os dados aqui apresentados são importantes para a restauração e o reflorestamento de áreas degradadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Catarina Siqueira Furtado, Beatriz Nascimento Valente, Marcos Geovane Oliveira Freitas , Julia Meirelles , Daniela Cristina Zappi, Carla Feio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.
Dados de financiamento
-
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Números do Financiamento ACF-FAPERJ/E-26/203.422/2023 -
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento Financing Code 001 -
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento PQ