Briófitas do munícipio de Corrente, Piauí, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2024.e0144Palavras-chave:
Florística, Hepáticas, MusgosResumo
A região Nordeste apresenta 742 espécies de briófitas, sendo considerada a terceira maior região em número de espécies. Para o estado do Piauí, são registradas 50 espécies, 22 famílias e 29 gêneros. Devido à escassez de estudos sobre a brioflora do estado, foi realizado um inventário florístico das espécies de briófitas no município de Corrente, Piauí, Brasil. Foram identificadas 50 espécies distribuídas em 25 gêneros e 18 famílias. A lista inclui 11 novas ocorrências para o estado do Piauí, sendo um novo registro para a região Nordeste. Em relação à distribuição no Brasil, 24 (51, 06%) dos táxons têm distribuição ampla, 11 (23, 40%) têm distribuição moderada e 12 (25, 53%) têm distribuição restrita. Os resultados representam uma importante contribuição para o conhecimento da flora briofítica da região, uma vez que ampliou e atualizou os dados a respeito da distribuição geográfica de várias espécies.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jailton Venilson Ferreira da Silva, Adna Dallyla Torres Lopes, Hermeson Cassiano de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.