Lamiaceae Martinov no município de Alagoinhas, Bahia, Brasil

Autores

  • David dos Santos Alves Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-4039-0619
  • Gracineide Selma Santos de Almeida Universidade do Estado da Bahia
  • Itajilanda do Nascimento Santana Secretaria Municipal da Educação de Pojuca

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2023.e0105

Palavras-chave:

Lamiales, Mata Atlântica, Ocimeae

Resumo

 

 

Lamiaceae Martinov é a sexta maior família das Angiospermas, contendo cerca de 240 gêneros e 7.200 espécies. No Brasil, também apresenta alta riqueza, representada por 70 gêneros e aproximadamente 590 espécies. Apesar disso, é uma família relativamente pouco representada em estudos florísticos regionais. O objetivo deste trabalho foi realizar a florística e taxonomia das espécies de Lamiaceae ocorrentes no município de Alagoinhas, Bahia, Brasil. O levantamento foi realizado tanto por coletas do material botânico, quanto por consulta em materiais depositados em acervos de herbários da região como o HUNEB e o HUEFS. A família está representada no município por 16 espécies distribuídas em 13 gêneros e 4 tribos. Dentre essas espécies, se destaca Mesosphaerum caatingense, que teve seu primeiro registro para o estado da Bahia e para a Mata Atlântica realizado neste trabalho. São apresentadas descrições, fotografias de campo, comentários sobre as espécies e uma chave de identificação. 

Biografia do Autor

Gracineide Selma Santos de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2002) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia, coordenadora do Colegiado de Ciências Biológicas e Professora permanente do Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas - PPGMSB/ DCET II/ UNEB. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Florística de fragmentos e remanescentes de Mata Atlântica, Taxonomia e biogeografia de Asteraceae na Mata Atlântica e em Campos Rupestres.

Itajilanda do Nascimento Santana, Secretaria Municipal da Educação de Pojuca

Mestre em Botânica (2017-2019) pelo PPG-Bot (UEFS), trabalhando com o gênero Lippia L. (Verbenaceae) para a Flora do Estado da Bahia (CAPES). Graduada em Licenciatura em Ciência Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Já participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2013-2014. Foi estagiária no Herbário da UNEB e monitora voluntária do componente curricular Taxonomia vegetal. Foi bolsista de Iniciação Científica com os seguintes projetos: Biologia floral e fenologia de Verbesina macrophylla - Heliantheae (Asteraceae) ocorrentes no complexo vegetacional UNEB-EBDA, Alagoinhas, Bahia de 2014-2015 e Levantamento florístico de Verbenaceae no Complexo vegetacional UNEB/EBDA, Alagoinhas, Bahia, de 2015-2016 (FAPESB).

Downloads

Publicado

04.01.2023

Como Citar

ALVES, D. dos S.; ALMEIDA, G. S. S. de; SANTANA, I. do N. Lamiaceae Martinov no município de Alagoinhas, Bahia, Brasil. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 6, p. e105, 2023. DOI: 10.33447/paubrasilia.2023.e0105. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/105. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos