Morfologia Polínica de Ipomoea L. (Convolvulaceae Juss.) no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Camucim, Pernambuco, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2026.e0226

Palavras-chave:

jitiranas, palinotaxonomia, unidade de conservação

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo sobre a diversidade polínica de dez espécies de Ipomoea L. (Convolvulaceae) ocorrentes no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Camucim, Pernambuco, Brasil. Foram analisadas amostras de exsicatas depositadas nos herbários PEUFR e IPA, com os grãos de pólen submetidos à acetólise e examinados por microscopia óptica. Todos foram classificados como esferoidais, pantoporados e equinados. A morfologia dos espinhos foi o principal caráter discriminante entre as espécies, com variações quanto à forma, ao comprimento e à quantidade. Os resultados mostram que embora Ipomoea seja considerado estenopolínico, a análise detalhada de seus grãos permite distinguir táxons próximos e contribui para a sistemática e taxonomia do grupo, ao menos em escala local. É apresentada uma chave de identificação baseada em caracteres polínicos, além de descrições, fotografias e ilustrações dos grãos de pólen das espécies estudadas.

Biografia do Autor

Deibson P. Belo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

 

Downloads

Publicado

27.08.2026

Como Citar

LIMA, Bruna Larissa B.; BELO, Deibson P.; BURIL, Maria Teresa. Morfologia Polínica de Ipomoea L. (Convolvulaceae Juss.) no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Camucim, Pernambuco, Brasil. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 9, p. e226, 2026. DOI: 10.33447/paubrasilia.2026.e0226. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/226. Acesso em: 10 out. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.