Herbário didático do Colégio Estadual Murilo Braga
estratégia para o ensino de botânica
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2022.e0098Palavras-chave:
coleção botânica, exsicata, educação básica, recurso didático, flora nativaResumo
Diante das dificuldades no ensino de botânica e da necessidade de conhecer a flora brasileira, foi criado o herbário didático do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), situado no município de Itabaiana/SE, Brasil. Este estudo teve como objetivos ampliar o acervo do herbário didático do CEMB, aprimorar o conhecimento sobre as espécies vegetais que compõem a flora local, familiarizar os estudantes com a dinâmica de um herbário científico e despertar o interesse dos discentes pela botânica. Para isso, foram realizadas coletas de material botânico, secagem, identificação das espécies, montagem e organização de exsicatas no laboratório de química e biologia do CEMB. Essa pesquisa contribuiu com a incorporação de 140 espécies, sendo que a maioria é nativa do Brasil e de hábito herbáceo. A produção de exsicatas pelos estudantes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualização do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos botânicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wedna de Jesus Machado, Ana Cecília da Cruz Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.