Estrutura arbórea e biomassa do Refúgio de Vida Silvestre Laquipampa, Lambayeque, Peru
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2021.e0055Palavras-chave:
Floresta tropical sazonalmente seca, Composição das árvores, Solos, Níveis altitudinais, GLM, Análise multivariadaResumo
Apesar de ser um dos ecossistemas tropicais mais extensos, a floresta tropical sazonalmente seca é uma das menos estudadas. O objetivo deste estudo foi determinar a composição florística, estrutura e biomassa arbórea do Refúgio de Vida Silvestre Laquipampa, bem como descrever a influência de seus parâmetros ambientais. Para tal fim, estabeleceu-se dez parcelas de 50 × 20 m. Em cada parcela foram avaliadas a altura e o diâmetro (≥ 10 cm) de todos os indivíduos arbóreos. Adicionalmente, realizou-se coletas botânicas e edáficas. Aplicou-se análises de agrupamento, fitosociológicas, multivariadas e de regressão. Registraram-se 263 indivíduos, compreendendo 33 espécies, 19 gêneros e 17 famílias. A área basal total foi de 11,73 m2.ha-1 e a biomassa média de 152,61 t.ha-1. Não foi evidenciado significativamente que a composição florística estaria relacionada às variáveis edáficas, entretanto, observou-se que as variáveis ambientais desempenham um papel importante na compreensão dinâmica do fragmento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Zuñe, Deborah Dávila, Consuelo Rojas, Guillermo Delgado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.