Didactic collections for teaching botany at the Federal Institute of Sergipe - Aracaju campus

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2024.e0142

Keywords:

teaching botany, didactic herbarium, didactic garden, didactic models, didactic resources

Abstract

Teaching resources are auxiliary tools in teaching practice, stimulating learning and promoting the overcoming of phenomena such as botanical imperception. The objective of this work was to report the implementation of four types of collections on a campus of the Sergipe Federal Institute: herbarium, teaching garden, plant histology slides and teaching models. Research was carried out in specialized literature; selection of plants for the teaching garden and histology slides; and selection of plant structures for didactic models. To create the herbarium, samples were collected and exsiccates were assembled in partnership with another Federal institution. The herbarium has 56 exsiccates; the teaching garden has 26 specimens of the regional flora; the microscopic slides collection has 50 units; and the model collection has six plant structures. It is hoped that the use of these collections contributes to learning consistent with the formation of citizens aware of their role in nature.

Author Biographies

Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, atuo como Técnica de laboratório do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Aracaju, lotada na Coordenação de Laboratórios de Ciências da Natureza, realizando pesquisas relacionadas com ensino de Biologia, Educação ambiental, Microbiologia geral e agrícola e Saneamento ambiental, também dando suporte às aulas práticas de Biologia e do Curso de Graduação em Saneamento ambiental. Líder do Grupo de pesquisas em Ciências da Natureza do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Camilla Silen de Almeida Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2016), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia e estratégias didáticas para o Ensino de Ecologia.

Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (2006); mestrado (2009) e doutorado (2013) em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Atuou como professora (2014-2017) e coordenadora (2016-2017) dos cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado da Universidade Tiradentes-UNIT (Sergipe). Além disso, foi curadora do Herbário Tiradentes-AJU (2014-2017) e professora do curso de Farmácia desta mesma instituição (2015-2016). Atualmente é professora da área de Botânica do Departamento de Biologia-DBI da UFS, atendendo aos cursos de Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Zootecnia. Participa como membro titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do DBI/UFS; é membro suplente na Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC). Também é curadora do Herbário da Universidade Federal de Sergipe-ASE (2017-), desenvolvendo atividades voltadas para extensão, gestão, obtenção de materiais botânicos, produção de monografias taxonômicas e tratamentos florísticos. Atuou na subchefia do DBI (2019-2021); como membro titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2017-2022); e como coordenadora do Núcleo de Biologia do Programa de Residência Pedagógica /UFS-São Cristóvão (11/2021-03/2022). Tem experiência em Sistemática de fanerógamas, em especial Myrtaceae (Campomanesia Ruiz & Pavón e demais gêneros que ocorrem no Brasil). Interessa-se por temas como taxonomia de embriófitas, florística, morfologia, anatomia, filogenia, variabilidade genética, ensino de Ciências e Biologia, ensino de Botânica, curadoria, extensão.

Irane Gonçalves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino - RENOEN. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atuou de 2006 a 2017 na docência de Ciências Naturais e Biologia nos níveis Fundamental e Médio na rede pública de ensino. Ocupa, desde 2017, o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Sergipe/Campus Aracaju. Membro dos Grupos de Pesquisa "Ensino Saúde e Meio Ambiente" e "Pesquisa em Ciências da Natureza - IFS". Tem experiência na área de Zoologia e Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesca artesanal, construtivismo, manguezal e conhecimento local, ensino de Ciências e Biologia, educação científica.

Published

06/05/2024

How to Cite

BRANDÃO, Érika Cristina Teixeira dos Anjos; DANTAS, Camilla Silen de Almeida; OLIVEIRA, Marla Ibrahim Uehbe de; SILVA, Irane Gonçalves da. Didactic collections for teaching botany at the Federal Institute of Sergipe - Aracaju campus. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 7, p. e142, 2024. DOI: 10.33447/paubrasilia.2024.e0142. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/142. Acesso em: 21 nov. 2024.

Conference Proceedings Volume

Section

Reports

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 

You may also start an advanced similarity search for this article.