Colecciones didácticas para la enseñanza de botánica en el Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2024.e0142

Palabras clave:

enseñanza de la botánica, herbario didáctico, jardín botánico, modelos didácticos, recursos didácticos

Resumen

Los recursos didácticos son herramientas auxiliares en la práctica docente, que estimulan el aprendizaje y ayudan a superar fenómenos como la impercepción botánica. El objetivo de este trabajo fue informar sobre la implantación de cuatro tipos de colecciones en un campus del IFS: herbario, jardín didáctico, láminas de histología vegetal y modelos didácticos. Para ello, se investigó en la bibliografía especializada; se seleccionaron plantas para el jardín didáctico y para las láminas histológicas; y se seleccionaron estructuras vegetales para los modelos didácticos. Para construir el herbario, se recolectaron plantas y se reunieron exsiccatos en colaboración con otra institución federal. El herbario cuenta con 56 exsiccates; el jardín didáctico, con 26 especímenes de la flora regional; la colección de láminas, con 50 piezas; y la colección de modelos, con seis estructuras vegetales. Se espera que el uso de estas colecciones contribuya a un aprendizaje coherente con la formación de ciudadanos conscientes de su papel en la naturaleza.

Biografía del autor/a

Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, atuo como Técnica de laboratório do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Aracaju, lotada na Coordenação de Laboratórios de Ciências da Natureza, realizando pesquisas relacionadas com ensino de Biologia, Educação ambiental, Microbiologia geral e agrícola e Saneamento ambiental, também dando suporte às aulas práticas de Biologia e do Curso de Graduação em Saneamento ambiental. Líder do Grupo de pesquisas em Ciências da Natureza do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Camilla Silen de Almeida Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2016), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia e estratégias didáticas para o Ensino de Ecologia.

Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (2006); mestrado (2009) e doutorado (2013) em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Atuou como professora (2014-2017) e coordenadora (2016-2017) dos cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado da Universidade Tiradentes-UNIT (Sergipe). Além disso, foi curadora do Herbário Tiradentes-AJU (2014-2017) e professora do curso de Farmácia desta mesma instituição (2015-2016). Atualmente é professora da área de Botânica do Departamento de Biologia-DBI da UFS, atendendo aos cursos de Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Zootecnia. Participa como membro titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do DBI/UFS; é membro suplente na Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC). Também é curadora do Herbário da Universidade Federal de Sergipe-ASE (2017-), desenvolvendo atividades voltadas para extensão, gestão, obtenção de materiais botânicos, produção de monografias taxonômicas e tratamentos florísticos. Atuou na subchefia do DBI (2019-2021); como membro titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2017-2022); e como coordenadora do Núcleo de Biologia do Programa de Residência Pedagógica /UFS-São Cristóvão (11/2021-03/2022). Tem experiência em Sistemática de fanerógamas, em especial Myrtaceae (Campomanesia Ruiz & Pavón e demais gêneros que ocorrem no Brasil). Interessa-se por temas como taxonomia de embriófitas, florística, morfologia, anatomia, filogenia, variabilidade genética, ensino de Ciências e Biologia, ensino de Botânica, curadoria, extensão.

Irane Gonçalves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino - RENOEN. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atuou de 2006 a 2017 na docência de Ciências Naturais e Biologia nos níveis Fundamental e Médio na rede pública de ensino. Ocupa, desde 2017, o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Sergipe/Campus Aracaju. Membro dos Grupos de Pesquisa "Ensino Saúde e Meio Ambiente" e "Pesquisa em Ciências da Natureza - IFS". Tem experiência na área de Zoologia e Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesca artesanal, construtivismo, manguezal e conhecimento local, ensino de Ciências e Biologia, educação científica.

Publicado

2024-06-05

Cómo citar

BRANDÃO, Érika Cristina Teixeira dos Anjos; DANTAS, Camilla Silen de Almeida; OLIVEIRA, Marla Ibrahim Uehbe de; SILVA, Irane Gonçalves da. Colecciones didácticas para la enseñanza de botánica en el Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 7, p. e142, 2024. DOI: 10.33447/paubrasilia.2024.e0142. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/142. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.