Orchidaceae no município de Vitória da Conquista, Bahia: lista de espécies e similaridade florística entre áreas da Bahia e Minas Gerais

Autores

  • Cecília Oliveira de Azevedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Milena do Carmo Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucas C. Marinho Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2021.e0065

Palavras-chave:

flora da Bahia, Floresta Estacional Decidual Montana, mata de cipó, orquídeas, planalto de Conquista

Resumo

Aqui, apresentamos o levantamento das Orchidaceae de Vitória da Conquista, Brasil, e uma análise da similaridade florística entre dez áreas da Bahia e Minas Gerais. Foram encontradas no município 44 espécies de orquídeas, sendo duas novas ocorrências para o Nordeste brasileiro, Acianthera panduripetala e Specklinia hymenantha, além de uma nova ocorrência para o estado da Bahia, Pabstiella seriata. Foram conduzidas análises utilizando o algoritmo UPGMA, coeficiente de Jaccard e Dice, e análise de correspondência. A análise de agrupamento revelou baixos índices de similaridade, exceto para Serra Negra + Parque Estadual do Ibitipoca. Dois grupos se formaram: um de áreas de Florestas Secas e outro grupo que inclui as áreas de Campos Rupestres e de Floresta Ombrófila dos dois estados. Os resultados sugerem que as áreas de mesma fitofisionomia estão mais relacionadas entre si do que com a vegetação do mesmo estado.

Downloads

Publicado

21.07.2021

Como Citar

AZEVEDO, Cecília Oliveira de; SANTOS, Milena do Carmo; MARINHO, Lucas C. Orchidaceae no município de Vitória da Conquista, Bahia: lista de espécies e similaridade florística entre áreas da Bahia e Minas Gerais. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 4, p. e0065, 2021. DOI: 10.33447/paubrasilia.2021.e0065. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/65. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.