Cactaceae em um fragmento florestal urbano de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v3i2.48Palavras-chave:
Cactos, Flora do Espírito Santo, Floresta Atlântica, Leste do BrasilResumo
Cactaceae é uma família quase que exclusivamente endêmica do Novo Mundo. No estado do Espírito Santo, Brasil, a família é pouco amostrada e inventários florísticos de seus representantes são escassos. O objetivo deste trabalho foi realizar a flora das espécies de Cactaceae ocorrentes em um fragmento urbano antropizado na Floresta Atlântica no Espírito Santo. Foram realizadas excursões quinzenais no período entre agosto de 2011 e julho de 2012. Nove espécies de Cactaceae foram encontradas, pertencentes a sete gêneros. Três das espécies são endêmicas da Floresta Atlântica e duas são citadas como ameaçadas de extinção, uma delas registrada para o Espírito Santo pela primeira vez, após uma lacuna aproximada de um século. Nossos dados ressaltam a importância da conservação do fragmento florestal e a necessidade de estudos acerca da família em outras áreas do estado. Apresentamos uma chave taxo-nômica ilustrada, descrições, comentários sobre a taxonomia, distribuição geográfica e ecologia das espécies, além da conservação de suas populações na área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Weverson Cavalcante Cardoso, Rodrigo Theófilo Valadares, Luciana Dias Thomaz, Valquíria Ferreira Dutra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.