Fotossintetizando conceitos da botânica em atividades complementares

Autores

  • Simone Alves Damasceno Universidade Federal de Sergipe
  • Elizamar Ciríaco da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2021.e0041

Palavras-chave:

anatomia vegetal, biologia, ensino, fisiologia vegetal, morfologia vegetal

Resumo

A compreensão sobre a fotossíntese pode facilitar discussões em sala de aula de temas diversos e atuais, como poluição e escassez de alimentos. No entanto, percebe-se que muitos professores têm dificuldades de ensinar esse e demais conteúdos relacionados à botânica. Esses conteúdos são abordados no Ensino Médio nas aulas de Biologia e os paradidáticos, com foco nos professores, podem funcionar para a solução dessas questões, complementando de modo dinâmico as aulas. Assim, este trabalho visou relatar a produção de um material didático complementar abordando temas botânicos, especialmente a fotossíntese. Foram destacados conteúdos de anatomia, morfologia e fisiologia vegetal para a compreensão dos processos de fotossíntese. Além disso, foram propostas atividades com a flora local para possível emprego em sala. Espera-se que o paradidático sirva como uma possibilidade distinta daquela encontrada nos livros didáticos, podendo ser utilizado como fonte de consulta para aprimorar a construção de conhecimentos.

Downloads

Publicado

04.05.2021

Como Citar

DAMASCENO, S. A.; SILVA, E. C. da; OLIVEIRA, . M. I. U. de. Fotossintetizando conceitos da botânica em atividades complementares. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 4, p. e0041, 2021. DOI: 10.33447/paubrasilia.2021.e0041. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/41. Acesso em: 18 out. 2021.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)