A botânica tão perto e tão longe
o planejamento em um curso de Ciências Biológicas a distância
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v1i1.4Palavras-chave:
educação a distânica, ensino de botânica, plano de ensinoResumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar, comparativamente, os planos de ensino ‒ incluindo conteúdos, atividades e materiais didáticos ‒ das disciplinas da área de botânica ministradas em um curso de Ciências Biológicas à distância. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo e de intervenção exploratório, com análise de 12 planos de ensino das disciplinas ‘Morfologia e Taxonomia de Criptógamas’, ‘Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas’ e ‘Fisiologia Vegetal’, no período de 2009 a 2014. Foi possível verificar que as disciplinas em questão foram continuamente atualizadas ao longo da série de turmas ingressantes analisadas, com inúmeros conteúdos e atividades diversificadas. O uso de diversas estratégias de ensino presentes nos planos de ensino das disciplinas de botânica do curso denota a preocupação dos docentes formadores no que se refere à diversificação de ferramentas para o processo de aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de múltiplas competências nos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.