Composição florística de um fragmento de floresta no Corredor Central da Mata Atlântica, sul da Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v2i2.22Palavras-chave:
Floresta dos tabuleiros, Vegetação, Conservação da biodiversidade, Espécies endêmicas, Espécies ameaçadas, Flora da Bahia, Remanescente florestal, Extremo sul da Bahia, Jardim Botânico FLORASResumo
O Jardim Botânico FLORAS (JBFLORAS) foi instalado no campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia e possui um remanescente de Mata Atlântica. Objetivou-se caracterizar tal remanescente de vegetação a partir da sua flora e fisionomia. As plantas foram coletadas em estágio fértil, durante o período de 2015 a 2018. Foram registradas 193 espécies, distribuídas em 142 gêneros e 53 famílias de angiospermas, sendo Leguminosae (34 spp.), Asteraceae (11 spp.), Malvaceae (10 spp.), Euphorbiaceae (9 spp.), Poaceae e Rubiaceae (8 spp. cada) as mais diversas. Quatro espécies estão ameaçadas de extinção e 15 espécies são endêmicas da Mata Atlântica, com Cranocarpus mezii Taub. (Leguminosae) restrita ao sul da Bahia e norte do Espírito Santo. O remanescente do CSC-JBFLORAS é uma Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas ou Floresta dos Tabuleiros e possui flora característica. É recomendada a conservação do remanescente devido à sua peculiaridade florística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.