Revitalização da coleção didática de espermatófitas da UEMG-Divinópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2025.e0177

Palavras-chave:

herbário, ensino de botânica, recursos naturais, exsicata

Resumo

O Brasil abriga rica biodiversidades e os herbários têm um papel crucial na preservação e no estudo dessa riqueza. O trabalho visou à revitalização da coleção didática de espermatófitas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis. A abordagem utilizada compreendeu: triagem e catalogação das amostras, atualização das planilhas, identificação dos espécimes, numeração dos tombos, catalogação das fichas técnicas e digitalização dos materiais. Foram removidos exemplares danificados e implementadas ações de conservação como armazenamento apropriado e eliminação de pragas. A revitalização resultou em aproximadamente 70 registros, otimizando a organização, a preservação e a acessibilidade do acervo. A digitalização e  a criação de um banco de dados online facilitaram a disseminação das informações botânicas, a educação ambiental e estimulam a participação de alunos. Conclui-se que a revitalização fortalece tanto a pesquisa botânica como também é ferramenta para ensino e extensão. Desafios como a escassez de recursos e mão de obra destacam a necessidade de investimentos para  a continuidade deste trabalho.

 

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Publicado

15.10.2025

Como Citar

GUIMARÃES, Joao Pedro Simões; DUARTE, Ana Carolina Oliveira. Revitalização da coleção didática de espermatófitas da UEMG-Divinópolis . Paubrasilia, Porto Seguro, v. 8, p. e177, 2025. DOI: 10.33447/paubrasilia.2025.e0177. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/177. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

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