Revitalização da coleção didática de espermatófitas da UEMG-Divinópolis
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2025.e0177Palavras-chave:
herbário, ensino de botânica, recursos naturais, exsicataResumo
O Brasil abriga rica biodiversidades e os herbários têm um papel crucial na preservação e no estudo dessa riqueza. O trabalho visou à revitalização da coleção didática de espermatófitas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis. A abordagem utilizada compreendeu: triagem e catalogação das amostras, atualização das planilhas, identificação dos espécimes, numeração dos tombos, catalogação das fichas técnicas e digitalização dos materiais. Foram removidos exemplares danificados e implementadas ações de conservação como armazenamento apropriado e eliminação de pragas. A revitalização resultou em aproximadamente 70 registros, otimizando a organização, a preservação e a acessibilidade do acervo. A digitalização e a criação de um banco de dados online facilitaram a disseminação das informações botânicas, a educação ambiental e estimulam a participação de alunos. Conclui-se que a revitalização fortalece tanto a pesquisa botânica como também é ferramenta para ensino e extensão. Desafios como a escassez de recursos e mão de obra destacam a necessidade de investimentos para a continuidade deste trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joao Pedro Simões Guimarães, Ana Carolina Oliveira Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.






