O Jardim Botânico de São Paulo e a promoção da restauração ecológica junto às escolas
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v3i1.29Palavras-chave:
ecologia da restauração, educação ambiental, restauração ecológica educativa, visitação em jardim botânicoResumo
O Núcleo de Pesquisa em Educação para a Conservação é responsável pelas ações educativas e pela divulgação científica do Instituto de Botânica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e, através de seu programa educativo, visa fomentar a compreensão sobre a importância da conservação da biodiversidade, desenvolvendo visitas educativas e atividades de interpretação ambiental. De março de 2016 a dezembro de 2017, investigou-se quais aspectos da restauração ecológica interessaram aos professores que visitaram nosso espaço e vivenciaram nossas atividades. Apenas 12% das escolas pesquisadas apontaram a restauração ecológica como objetivo da visita. Nessas escolas, atenderam-se 3.483 alunos e 212 professores. Os resultados indicaram que o Jardim cumpre sua missão educativa e conservacionista, pois está sintonizado ao trabalho que as escolas desenvolvem. Os conteúdos trabalhados, durante e após as visitas, refletem os conhecimentos e habilidades necessários para o entendimento dos processos de restauração ecológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nelson Antonio Leite Maciel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.