Contribuições do YouTube para o ensino de briófitas

Uma avaliação de videoaulas, com sugestões para produtores de conteúdos

Autores

  • Fabiano Santos Dantas Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira Departamento de Biologia, Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.2022.e0081

Palavras-chave:

Multimídia, educação, ensino de ciências, multimídia

Resumo

Conteúdos sobre Botânica têm sido trabalhados em diversas mídias, especialmente em videoaulas disponibilizadas no YouTube. Estas buscam tornar o conhecimento na área mais atrativo, além de motivar e auxiliar os estudantes no processo de ensino. Assim, este trabalho avaliou os conteúdos de briófitas destinados ao ensino básico em videoaulas encontradas na plataforma YouTube no que diz respeito à confiabilidade das informações apresentadas. Utilizando-se de palavras-chave, associadas a critérios de inclusão ou exclusão na busca, foram visualizados 32 vídeos didáticos, dos quais 11 foram selecionados e avaliados com base na perspectiva de livros didáticos e bibliografias especializadas. Revelou-se a carência de informações importantes, como aspectos ecológicos, econômicos e de classificação, sendo essa a mais desatualizada. No entanto, características morfológicas dos musgos e reprodutivas em briófitas em geral foram muito bem trabalhadas pelos autores, já que são dados comuns em livros didáticos. Neste sentido, o presente estudo contribui de forma pioneira na orientação aos produtores de conteúdos, especificamente briófitas, incentivando que botânicos participem cada vez mais na elaboração de recursos didáticos audiovisuais.

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Publicado

25.06.2022

Como Citar

DANTAS, Fabiano Santos; IBRAHIM UEHBE DE OLIVEIRA, Marla. Contribuições do YouTube para o ensino de briófitas: Uma avaliação de videoaulas, com sugestões para produtores de conteúdos. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 5, p. e81, 2022. DOI: 10.33447/paubrasilia.2022.e0081. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/81. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

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