O Jardim Botânico de São Paulo e a promoção da restauração ecológica junto às escolas

Autores

  • Nelson Antonio Leite Maciel Instituto de Botânica – Jardim Botânico de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v3i1.29

Palavras-chave:

ecologia da restauração, educação ambiental, restauração ecológica educativa, visitação em jardim botânico

Resumo

O Núcleo de Pesquisa em Educação para a Conservação é responsável pelas ações educativas e pela divulgação científica do Instituto de Botânica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e, através de seu programa educativo, visa fomentar a compreensão sobre a importância da conservação da biodiversidade, desenvolvendo visitas educativas e atividades de interpretação ambiental. De março de 2016 a dezembro de 2017, investigou-se quais aspectos da restauração ecológica interessaram aos professores que visitaram nosso espaço e vivenciaram nossas atividades. Apenas 12% das escolas pesquisadas apontaram a restauração ecológica como objetivo da visita. Nessas escolas, atenderam-se 3.483 alunos e 212 professores. Os resultados indicaram que o Jardim cumpre sua missão educativa e conservacionista, pois está sintonizado ao trabalho que as escolas desenvolvem. Os conteúdos trabalhados, durante e após as visitas, refletem os conhecimentos e habilidades necessários para o entendimento dos processos de restauração ecológica.

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Publicado

05.06.2020

Como Citar

MACIEL, Nelson Antonio Leite. O Jardim Botânico de São Paulo e a promoção da restauração ecológica junto às escolas. Paubrasilia, Porto Seguro, v. 3, n. 1, p. 37–45, 2020. DOI: 10.33447/paubrasilia.v3i1.29. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/29. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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