Uma coleção herborizada PANC como recurso didático para o ensino de biologia
DOI:
https://doi.org/10.33447/paubrasilia.v3i2.39Palavras-chave:
botânica, ciências, coleção biológica, herbários, plantas alimentícias não convencionaisResumo
No ensino de biologia ainda persistem a memorização excessiva de conceitos e teorias, além da descontextualização. As coleções biológicas, quando relacionadas às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), podem ser uma excelente forma de conectar o conteúdo botânico com plantas presentes no dia a dia dos alunos. Assim, este trabalho teve como objetivo relatar a elaboração de uma coleção didática herborizada de PANC para ser utilizada por professores em aulas de biologia, visando a contribuir para uma aprendizagem mais atrativa e significativa. Foram pesquisadas informações sobre as PANC e selecionadas espécies presentes no estado de Sergipe que poderiam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Em meio à baixa motivação presente na educação atual, é necessário buscar alternativas para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, formar cidadãos cientes do mundo que está a sua volta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alaine Santana de Farias, Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter os manuscritos para publicação na revista, os(as) autores(as) concordam expressamente com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais sobre o seu manuscrito e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0, permitindo que o mesmo seja compartilhado, desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial na revista Paubrasilia, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado;
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Paubrasilia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconhecida a autoria e a publicação inicial nesta revista, com a devida indicação de volume, número (se houver), paginação (ou elocation-id) e ano no qual o trabalho foi publicado.